Vigiar os meus sinais

22:47

Olá meninas,

Na sequência do post anterior, venho então falar de um método muito simples que ajuda as pessoas a perceberem ao que devem estar atentas nos seus sinais. Todos devemos vigiar os sinais do nosso corpo, tanto os novos como aqueles que já existiam. No entanto, também é necessário saber como devemos fazer essa observação, quais são as características que nos devem alertar. Este método chama-se o "Método ABCDE".

Cada letra corresponde a um aspeto do sinal que se deve ter em atenção.

A de Assimetria - Um sinal que não tenha forma redonda ou oval, que tenha contornos e cores distribuidos heterogeneamente em torno do seu centro.

B de Bordo - Um sinal irregular, de bordos recortados, como um mapa.

C de Cor - Um sinal com cores diversas (castanho, vermelho, branco, etc.).

D de Diâmetro - Um diâmetro superior a 6mm (tamanho de um afia-lápis).

E de Evolução - Um sina com alteração rápida de tamanho, forma, espessura ou cor deve ser observado por um dermatologista.

Todas as pessoas são suspetiveis ao aparecimento de cancro cutâneo. No entanto, aquelas pessoas que têm um elevado número de sinais espalhados pelo corpo tem maior risco de aparecimento de cancro cutâneo do que aquelas pessoas que têm poucos sinais. Segundo uma investigação recente 65% dos melanomas surge em sinais não existentes anteriormente. Por este motivo é essencial estar alerta ao aparecimento de novos sinais no nosso corpo e também acompanhar a sua evolução. A boa notícia é que cerca de 90% dos melanomas, quando detetados precocemente, têm cura. Daí ser tão importante estar alerta a estes 5 aspetos do método ABCDE.

Para fazer este auto-exame devemos iniciar a verificação no rosto, posteriormente no couro cabeludo. mãos, braços, costas e outras áreas o corpo que tenham muitos sinais.

Deixo-vos aqui um link de uma aplicação que vos ajudará no vosso auto-exame: http://www.myskincheck.org/article/Connection/a18.aspx.

Espero que gostem deste post. Acima de tudo espero que tenham compreendido a importância deste assunto.

Se gostaram deste post coloquem like aqui em baixo e sigam-me no facebook.

Beijinhos,
Priscila Alves

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Instagram