Envelhecimento Cutâneo #1 - O que é, Causas e Manifestações?!
12:42
Olá meninas,
Este é o primeiro post de uma nova série (ou mini-série) de posts sobre envelhecimento cutâneo. Hoje em dia a maioria das pessoas preocupa-se muito com este assunto, a maioria das mulheres tentam a todo o custo travar o envelhecimento cutâneo e é sem dúvida um dos temas dermatológicos mais estudados.
Bem, as boas notícias para alguns e as más notícias para outros é que, em média, a pele começa a "envelhecer" a partir dos 25 anos. Isto verifica-se porque começa a haver uma degradação progressiva das estruturas cutâneas e estas mesmas estruturas cada vez renovam-se com menos regularidade e eficiência. Se vocês pensarem bem, todos os dias a nossa pele está exposta a todo o tipo de agressões, desde poluição, sol, fumo, calor, frio, etc. Todas estas agressões se vão manifestar mais tarde, e com o tempo a nossa pele vai perdendo a capacidade de se renovar e de se defender destas agressões diárias.
Então, algumas das causas de envelhecimento cutâneo são:
- Radiações solares - este tema é muito falado hoje em dia, mas é verdade. O sol acelera o processo de envelhecimento cutâneo, é um facto!
- Meio ambiente como a poluição, temperaturas muito baixas ou mudanças bruscas de temperatura.
- O nosso estilo de vida, o stress o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas, poucas horas de sono, isso tudo influencia a nossa pele.
- A nossa alimentação também influencia e muito a nossa pele. Carências vitaminias, ou ácidos gordos essenciais, ingestão insuficiente de água, manifesta-se logo na nossa pele.
- E depois claro, há o fator hormonal!
Basicamente o envelhecimento cutâneo manifesta-se por uma pele mais espessa que o habitual, com uma tez mais pálida e apagada, sem brilho, com rugas e flácida. Na maioria dos casos ocorrem também transtornos na pigmentação e aparecem manchas na pele.Este processo é progressivo e, pode ser combatido! Não conseguimos (ainda) parar completamente o processo de envelhecimento cutâneo, mas felizmente a cosmética já apresenta soluções muito boas a nível da prevenção e também atenuação deste envelhecimento.
Se ainda não chegaram aos 25, como eu, tratem bem da vossa pele, cuidem-na, porque o que fazem agora vai-se refletir no futuro.
Espero que tenha sido esclarecedora, como é óbvio, nos próximos posts desta série vou apresentar sugestões de produtos que eu pessoalmente gosto. Espero que gostem, se tiverem qualquer dúvida não exitem em contactar-me.
Beijinhos,
Priscila

0 comentários